secretaria@abres.org

Rua Padre Anchieta, 1846 – Sala 112
Bigorrilho - Curitiba - PR - Brasil

Todos os direitos reservados

Mais sobre a ABRES

Criada em 2014 por profissionais médicos, bombeiros, enfermeiros, socorristas e resgatistas, a Associação Brasileira de Resgate e Salvamento (ABRES) surgiu para aperfeiçoar e estabelecer um padrão nacional de qualidade em técnicas de resgate multidisciplinares que envolvam vítimas encarceradas e acidentes ocorridos em altura, aquáticos ou estruturas colapsadas. 


A ABRES foi criada a partir dos princípios que regem a Organização Mundial de Resgate (WRO - World Rescue Organization), que existe desde 1999. A ABRES adotou os objetivos da WRO que visa reunir profissionais e instituições que atuam ou têm interesse nas atividades de resgate, salvamento e atendimento pré-hospitalar (APH). O objetivo é discutir, treinar e proporcionar o intercâmbio de experiências a fim de desenvolver níveis de proficiência, protocolos de atuação e técnicas de abordagem que possibilitem atendimentos sistematizados e eficazes, com objetivo final de reduzira mortalidade e morbidade dos acidentes ocorridos no Brasil.


Reconhecida como membro e representante brasileiro na WRO, a ABRES dissemina as melhores práticas de resgate e salvamento por meio da formação, treinamento e avaliação de instrutores e monitores. Também é testada a capacidade das equipes e de seus líderes para atuar com quaisquer cenários relativos a acidentes em que seja necessário o desencarceramento, salvamento e suporte de vida, inclusive com simulações.


Associação não possui fins lucrativos, investindo os recursos obtidos por meio das inscrições, mensalidades e patrocínios para sua manutenção, além de fornecer apoio financeiro no treinamento de equipes para participações em eventos locais, nacionais e internacionais, incluindo o Desafio Mundial de Resgate(WRC - World Rescue Challenge) – que é considerado a maior competição de resgate e salvamento em ambiente simulado do mundo.

Diretoria

Presidente: Dr. Edison Vale Teixeira Júnior 

Secretário Executivo: Guilherme Zuchetti

Diretor de Operações: Cap. Icaro Gabriel Greinert

Diretor Médico: Dr. João Cláudio Campos Pereira
Coordenadora de Avaliadores: Cel. Karina Homobono

Secretário: Dr. Antonio Onimaru